top of page
Buscar
  • Eng. Fabio de Jesus

A História da Prevenção e Combate a Incêndio no Mundo

O primeiro grande incêndio que se tem registro ocorreu em 19 de julho de 64 (d.c), o fogo se espalhou pela cidade de Roma durante nove dias e três quartos da cidade foram destruídos, as ruas estreitas, ventos e casas de madeira contribuíram para a propagação do incêndio pela cidade.

Há controvérsias quanto a Nero ter sido o mandante do incêndio ou ter-se aproveitado dele para reconstruir Roma e culpar os cristãos. O fato é que após esse incêndio, Nero idealizou um sistema de alarme o formado pelos vigiles, que eram pessoas que patrulhavam várias áreas da cidade a fim de alertar em caso de incêndio (PIGNATTA, 2016).

Assim Roma tornou-se a primeira cidade do mundo a adotar um sistema de alarmes anti-incêndios (COSTA, 2012).


Em Londres, 02 de setembro de 1666, apesar de o número oficial ser pequeno mais de 13 mil casas foram destruídas. Historiadores alegam que o número pode ter sido bastante grande, em vista da dificuldade de registro na época, além de as pessoas pobres nem sempre entrarem nas estatísticas (PIGNATTA, 2016)

Com réplica, Londres lembrou os 350 anos do Grande Incêndio que destruiu o centro da cidade em 1666 — Foto: Neil Hall/Reuters


Em Chicago (EUA) em 8 de outubro de 1871 um incêndio que durou dois dias matou 300 pessoas, construções contíguas (muito próximas) e em madeira contribuem para ação do fogo.


Fatores que contribuíram para o estudo da proteção contra incêndio no mundo:

  • Publicação do Fire Protection Handbook, por Everett U. Crosby em 1896 e posteriormente editado pelo National Fire Protection Association (NFPA).

  • Teatro Iroquios em Chicago, 30 de dezembro de 1903 – 600 vítimas de um total e 1600 espectadores presentes;

  • Opera Roads em Boyertown, Pensilvânia, 13 de janeiro de 1908 – 170 vítimas não conseguiram deixar o local devido as saídas fora do padrão ou obstruídas;

  • Lake View Elementary School em Cleveland, Ohio, 4 de março de 1908, 172 crianças e professores morreram;

  • Triangle Shirtwaist Company, Nova York, 25 de março de 1911, 146 jovens vítimas (alguns se atiraram do prédio).

 

  • Quinta edição do NFPA, publicado em 1914 que constitui a base do código vigente de proteção contra incêndios;

A NFPA possui mais de 300 códigos e normas para a proteção contra incêndios, segurança de vida, elétrica e de construção. Será abordado em post futuro a lista de normas e também o link para acesso de forma gratuita, disponível na língua inglesa.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FARP ENGENHARIA LTDA.

bottom of page